• Home
    • Produtos
    • Feiras
    • Matérias
    • Receitas
    • Contato

Curiosidade sobre o caqui

O caqui é originário da Ásia, mais precisamente da China, de onde foi levado para a Índia e para o Japão. Cresceu em seu habitat em estado silvestre desde tempos imemoriais.

No Brasil chegou no final do século IX ,com a primeira imigração japonesa, aclimatou-se muito bem e passou a frutificar ainda melhor do que em seus países de origem, tendo se tornado produto de importante exploração comercial.

Provavelmente porque, como já dizia Pero Vaz de Caminha, “nesta terra, em se plantando tudo dá”! Não foi por acaso que os imigrantes japoneses iniciaram seu cultivo no Brasil.

As crianças nipônicas ficavam fascinadas pela fruta logo cedo, porque o folclore sobre a origem “mágica” do caquizeiro faz parte das histórias infantis tradicionais no Japão. A lenda, descrita em O Livro das Frutas, de Jane Grigson (Companhia das Letras, São Paulo,1999), envolve um grande líder samurai do século XII, Yoshitsune. Com astúcia, ele derrotou o gigante Benkei num único golpe. O samurai “não era maior que uma bota”, porém tinha a valentia de um tigre e desferiu um golpe certeiro que fez o gigante cair no chão, abrindo um grande buraco. Ouviu-se enorme estrondo e da fenda surgiu uma árvore alta, repleta de frutas vermelho-alaranjadas e suculentas. O samurai e o gigante saborearam, juntos, o caqui e se tornaram amigos inseparáveis.

Qualquer que seja a variedade considerada, o fruto do caquizeiro é quase só polpa. De aparência gelatinosa e fria, concentrando boas quantidades de caroteno (vitamina A) e vitaminas do complexo B e C, a polpa do caqui é constituída basicamente de mucilagem e pectina, responsáveis pela aparência característica da fruta. O seu teor de açúcar, que varia entre 14 e 18%, supera o da maioria das frutas de consumo popular. Por isso, cuidado! Não abuse caso queira manter a silhueta, ok?!


Curiosidade sobre o caqui

Fonte:

https://receitasdetodososdias.blogspot.com.br