• Home
    • Produtos
    • Feiras
    • Matérias
    • Receitas
    • Contato

Carambola: por que tem gente que fala que faz mal comê-la?

Carambola é uma fruta considerada exótica por conta do seu formato incomum, que lembra uma estrela quando cortada horizontalmente, levando ao nome em inglês, starfruit. Originária da Índia e do continente asiático, seu cultivo no Brasil começou há bastante tempo, cortesia do clima tropical. As vitaminas da carambola, assim como seus minerais e demais propriedades, são excelentes motivos para incluir essa fruta cítrica e saborosa na sua alimentação, sendo capaz de proporcionar benefícios variados para a saúde, desde que consumida com moderação. Quer ficar por dentro do valor nutricional, se a carambola tem vitamina C por ser uma fruta cítrica e por que tem gente que fala que faz mal comê-la?

A carambola é uma fruta cítrica, rica em nutrientes e líquidos. Possui um formato bem característico, como uma estrela quando vista de frente ou cortada, mas é alongada, como uma manga pequena, por exemplo. O fruto maduro possui um tom amarelo levemente esverdeado. A época boa para encontrar a carambola na feira ou no mercado acontece duas vezes ao ano, um logo no início e outro na metade desse período, respectivamente de janeiro a fevereiro e de junho a agosto. Ainda assim, a árvore pode produzir o ano todo. De modo geral, a carambola é colhida quando a cor amarela toma aproximadamente 75% de todo o fruto, para evitar que ele esteja muito maduro e acabe não chegando em tempo até o consumidor.

Para quem está interessado nas vitaminas da carambola, a boa notícia é que essa fruta costuma ser aproveitada tanto por conta do seu uso medicinal quanto pelo valor nutricional, sendo um ingrediente muito comum em sucos, saladas, geleias, licores, doces e até mesmo de um vinagrete gourmet. É claro que o consumo in natura e como suco de carambola acabam sendo os mais famosos. O resultado é uma bebida ou snack bem refrescante. Uma das vitaminas da carambola é a vitamina C, que pode ser encontrada em excelente concentração nessa fruta, aproximadamente 60,9 mg a cada porção de 100 g. Para se ter uma ideia, esse valor é quase o triplo do que temos no maracujá, que possui em média cerca de 19,8 mg na mesma quantidade.

Benefícios da carambola para a saúde

Com base nas principais vitaminas e nutrientes da carambola, essa fruta é capaz de proporcionar diversos benefícios para seu consumo. Entre eles, podemos destacar:

  • Favorece o combate à diabetes: ela age como reguladora do nível de açúcar no sangue, ação hipoglicemica que ajuda a manter a diabetes controlada;
  • Tem ação antioxidante: a presença de minerais e da vitamina C na carambola favorece a ação antioxidante ao ingerir essa fruta. Essa propriedade combate a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo os seus efeitos degenerativos, que estão ligados ao surgimento de doenças neurológicas, diversos tipos de câncer e também do envelhecimento precoce;
  • Ajuda a controlar a hipertensão: a carambola age como hipotensor, que auxilia na regulagem da pressão sanguínea e ajuda a evitar os picos de tensão;
  • Auxilia o controle do colesterol e níveis de gordura: a vitamina C é lipossolúvel, ou seja, é diluída em gorduras, fazendo com que a carambola ajude no controle dos níveis de gordura corporal e colesterol do organismo;
  • Age no controle de infecções e processos inflamatórios: o consumo da carambola também fornece propriedades anti-inflamatórias, ideais para controlar e prevenir infecções e problemas atrelados a elas.

Lembrete importante: pessoas com problemas renais de qualquer tipo devem evitar o consumo para não ter problemas mais graves.


Carambola: por que tem gente que fala que faz mal comê-la?

Fonte:

https://www.benegrip.com.br/