• Home
    • Produtos
    • Feiras
    • Matérias
    • Receitas
    • Contato

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

No último mês do ano, mercados, feiras e hortifrutis ampliam seus estoques de romãs, prevendo o crescimento repentino da sua procura. Impulsionado por superstições de ano novo, o consumo dessa fruta aumenta significativamente em dezembro. Muitas pessoas acreditam que as sementes de romã, consumidas na noite de réveillon e guardadas na carteira, trazem abundância e fertilidade durante o ano todo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse fruto repleto de misticismo.

Como é o fruto?
A romã é o fruto da romãzeira, árvore nativa do Irã (antiga Pérsia), comum na região do Oriente Médio e parte da Ásia e Europa. Com a casca bem dura, tem o tamanho de uma laranja com formato um pouco mais achatado, quase hexagonal. O pigmento da casca pode ser marrom brilhante, amarelado ou rosado. Por dentro, é formada por uma polpa comestível formada por centenas de sementes bem vermelhas inseridas em bolsas individuais.

Como surgiram as crenças?
A importância da romã é milenar. Por ser vigorosa e ter uma quantidade muito grande de sementes, ela sempre foi associada a fartura, fertilidade e prosperidade. Para os gregos, a romã era símbolo de fecundidade e amor. Segundo a mitologia grega, a primeira árvore de romã surgiu por ordem de Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso que traz esperança para um ano novo próspero. Alguns judeus ocidentais têm o costume de guardar os caroços de fruta debaixo do travesseiro para atrair prosperidade ao novo ano judaico. Na Roma antiga, a romã simbolizava riqueza e nobreza e sempre estava presente nas refeições dos banquetes e cerimoniais. No catolicismo é tradição consumir romãs nos Dias de Reis, comemorado em seis de janeiro, como forma de conexão espiritual e religiosa com os três Reis Magos. Além de todo o simbolismo que o envolva, esse fruto é bastante saboroso e rico em nutrientes.

Benefícios da romã
A romã melhora o sistema imunológico por ser rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico. Além disso, é rica em compostos com ações antioxidantes e anti-inflamatória, prevenindo doenças do coração, câncer e até Alzheimer. Pode ser consumida in natura, em saladas, sobremesas e sucos.

“FELIZ ANO NOVO!”


Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Fonte:

https://alimentacaoemfoco.org.br/