• Home
    • Produtos
    • Feiras
    • Matérias
    • Receitas
    • Contato

Pesquisador conhece melhoramento genético de maçã e pera

O Dr. Geanluca Baruzzi, pesquisador doConsiglio per la Ricerca e la Sperimentazione in Agricoltura da Unità di Ricerca per la Frutticoltura (Crea), esteve na Estação Experimental da Epagri em Caçador, no dia 9 de novembro, para conhecer o trabalho desenvolvido pela unidade em melhoramento genético de maçã e pera. Baruzzi é geneticista e atua nos programas de melhoramento genético da macieira, pereira e moranguinho. Na visita, ele estava acompanhado pelo doutorando Antonio Fagherazzi, que desenvolve estudos na Itália e na Udesc de Lages.

O centro de pesquisa italiano, que tem sede em Forli, lançou diversas frutíferas, tais como a maçã Forlady e as peras Carmen e Falstaff, todas de elevada qualidade comercial. A pera Carmen é uma das mais plantadas na Europa atualmente.

Na Estação Experimental de Caçador os pesquisadores Maraisa Hawerroth, Marcus Kvitschal e Ivan D. Faoro recepcionaram os visitantes. Eles apresentaram os resultados das pesquisas geradas em Santa Catarina e as variedades de maçã e de pera já lançadas pela Epagri.

A visita é importante para a troca de tecnologias entre as instituições. Agora será assinado um convênio para testar no Brasil as variedades criadas na Itália e vice-versa. As novas cultivares também serão utilizadas em programas de melhoramento genético dos dois países para desenvolver novos tipos de maçã e de pera. Na edição de dezembro do JF matéria completa da viagem do pesquisador italiano, com projetos de melhoramento genético de morango, nos principais estados produtores do País.


Pesquisador conhece melhoramento genético de maçã e pera

Fonte:

https://www.jornaldafruta.com.br/