Estrangeiros que vêm ao país durante a Copa do Mundo e não conhecem nenhum brasileiro estão recorrendo a um esquema curioso para fazer turismo pelas cidades-sede: “alugar” um “amigo local”.
Criado por uma brasileira, o site Rent a local friend (Alugue um amigo local) promove o contato entre pessoas que vivem em várias cidades do mundo e turistas que querem conhecer o destino sob a ótica de um morador. O serviço é pago, e atualmente há mais de mil “amigos de aluguel” cadastrados em quase 50 cidades de 22 países.
No Brasil, o serviço existe em 16 cidades, sendo que 11 delas são sedes da Copa. A expectativa é que a demanda aumente com a chegada do evento. Até segunda-feira (9), o número de reservas para o período do Mundial havia crescido 236% em relação aos meses de abril e maio. Também houve maior procura de candidatos a “local friends”: 137 pessoas se inscreveram entre maio e os primeiros dias de junho, enquanto em março e abril foram 65.
Segundo a empresa, para se tornar um “local friend” é preciso “conhecer muito bem a cidade, ser comunicativo e gostar de ter contato com estrangeiros”. Também é necessário ser fluente em inglês e na língua local – quanto mais idiomas a pessoa souber, maior a chance de ser contratada.
“Quanto mais gente diferente, melhor. A ideia é que eu possa passear na Toscana com alguém que entende de vinhos, ou na França com uma pessoa que entende de queijos, por exemplo”, diz a publicitária Danielle Cunha, CEO do site. Segundo ela, a maioria dos “amigos de aluguel” busca no serviço uma forma de complementar a renda nas horas vagas. “E é também uma forma de conhecer gente, de trocar conhecimentos”, destaca Danielle.
O preço cobrado pelo serviço é fixado pelo próprio “local friend”. O valor médio do passeio de 4 horas é de US$ 149 (cerca de R$ 330). O site fica com 30% de cada transação e cobra uma anuidade de US$ 100 (cerca de R$ 220) das pessoas cadastradas.
A maioria dos clientes tem entre 30 e 45 anos. Brasileiros, americanos, ingleses, alemães e portugueses são os que mais procuram o site.