O município de Montenegro programa, para o próximo dia 21 de maio, a XV Abertura da Safra de Citros. O evento, com início previsto para as 14h, ocorre na propriedade da família do produtor Clóvis Roberto Ulrich, da localidade de Lajeadinho. A expectativa, de acordo com o assistente técnico regional (ATR) em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, é que se tenha, no Vale do Caí, uma safra semelhante a do ano passado, quando foram colhidas mais de 180 mil toneladas de citros, sendo 107 mil toneladas de bergamotas.
De acordo com Bonine, a expectativa é que se colham cerca de 450 mil toneladas de frutos no Estado. “As chuvas abundantes e regulares propiciaram um desenvolvimento adequado em tamanho, sendo também as condições atuais de outono, com noites mais frias e temperaturas diurnas amenas, próximas às ideais”, explica. Estas condições conferem excelente cor e sabor às frutas cítricas, de acordo com o agrônomo. “No ano passado a safra já foi boa e para esse ano espera-se que os números, no mínimo, se mantenham”, diz.
Sobre a produção de citros no Vale do Caí, Bonine explica que as condições de clima e solo, aliadas à qualificação tecnológica no decorrer dos anos, foram determinantes para a ampliação da produção. “Além disso, a proximidade com um grande centro consumidor (a grande Porto Alegre) também representa um diferencial”, garante. Outro ponto importante envolve a cadeia produtiva, presente em sua totalidade na região. “No Vale do Caí, há desde a produção de mudas e insumos, a industrialização – inclusive do óleo essencial da bergamotinha -, o beneficiamento de frutas frescas e a comercialização”, salienta.
O município de Montenegro, realizador do evento, por meio de sua Prefeitura, é o maior produtor de citros do Estado, com 48 mil toneladas, sendo 42 mil apenas de bergamotas. O apoio é da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), Emater/RS-Ascar, Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam), Grupos Organizados do Lar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e Associação de Fruticultores de Montenegro.

